+55 21 3507 4409 | +55 21 997 64 8189 contato@andreagomes.com.br


Trabalhar a harmonia e a estética de acordo com suas características físicas e pessoais pode, sobretudo, elevar sua autoestima

Encontrar a harmonia entre o físico, suas características de personalidade, temperamento e, principalmente, identidade e individualidade. Assim trabalha o visagismo, técnica criada em 1930 na França e trazida ao Brasil por meio de Philip Hallawell, em 2002. O visagista estuda minuciosamente a rotina, características visuais, formato do rosto, corte de cabelo, tom de pele e outras particularidades de cada pessoa para que, desta forma, auxilie na concepção de um estilo próprio a cada um.

Personalidade e temperamento

Uma prática muito comum é chegar, por exemplo, a um salão de beleza para cortar o cabelo e ter em mente o corte que se quer fazer. No entanto, muita gente ainda chega e explica ao profissional o desejo de ter tal corte como exemplo de alguém famoso ou mesmo com um foto que sirva de modelo.

O visagismo aplicado corretamente retira essa possibilidade, uma vez que estuda a partir de um conjunto de avaliações de temperamento e personalidade o que ficaria melhor em você.

São quatro tipos de temperamentos estudados, a partir das definições consideradas pelo grego Hipócrates: colérico, melancólico, fleumático e sanguíneo.

Colérico

Pessoas de temperamento colérico tem paixões, força de vontade, gana, além de serem líderes natos e confiarem bastante em si. Assim, os coléricos geralmente apresentam dinamismo e atividade, vontade própria, necessidade de mudar, além de demonstrarem menos emoção.

Melancólico

Profundo, pensativo e perspicaz. Desta forma, quem tem o temperamento melancólico é bastante analítico, com muitos propósitos a entender. Tem também talento e criatividade, itens de personalidade que geralmente usa para conquistar quem está por perto. São pessoas que filosofam e pensam bastante sobre a vida e suas questões e têm sensibilidade especial para os problemas alheios, inclusive.

Fleumático

As pessoas com características de temperamento enquadradas como fleumático têm a personalidade um pouco mais apagada. Geralmente, são mais relaxados, calmos, pacientes e equilibrados. No entanto, mantém as emoções sob controle e vivem de bem com a vida. Precisam de coerência para lidar com as coisas que avaliam minuciosamente. São bons com os outros mas podem ser acomodados a situações diversas.

Sanguíneo

Muito expressivo, animado, entusiasmado com as coisas da vida e principalmente muito emotivo, o sanguíneo geralmente é um grande contador de histórias. Sempre de bom humor, agrada a quem está por perto e se deixa notar sempre. Não há timidez para um sanguíneo, uma vez que ele fará com que seja percebido. Além disso, a sinceridade é uma característica importante para quem tem esse temperamento.

Visagismo: a mensagem necessária

Com base no estudo pessoal de cada temperamento, o visagismo avalia proporções, formato do rosto, tons de pele, corte de cabelo e maneiras de comportamento que combinem com o estilo pessoal de cada um. Desta forma, ao procurar um visagista, geralmente pessoas buscam encontrar um equilíbrio entre o que ela reflete a quem encontra e o que precisa refletir.

Transmitir uma mensagem errada, de acordo com suas características, por exemplo, pode arruinar suas chances de conquistar o emprego de seus sonhos. A pessoa cuidada por um visagista sustenta e transmite a mensagem correta, de acordo com a situação necessária. Em complemento, o visagista trabalha também formas de disfarçar pontos fracos e para fortalecê-los e ainda faz uma consultoria de melhor forma de apresentação àquelas pessoas.

Sob o processo de visagismo, um corte de cabelo, um penteado, bem como o estudo de expressões, melhores formas de apresentação e renovação de seu estilo, podem melhorar sua vida. Além disso, ao passar por um visagista, por ganhar mais confiança, sua autoestima também se renova e ganha mais força.

Pense nisso: trabalhar seu visual de acordo com sua personalidade e temperamento podem trazer à tona características pessoais que estavam escondidas.