+55 21 3507 4409 | +55 21 997 64 8189 contato@andreagomes.com.br

Escolher o corte que está na moda nem sempre vai combinar com sua personalidade e rosto

 Ter o corte de cabelo ideal nem sempre é seguir o que está em alta na moda. Afinal, cada pessoa tem um rosto singular e, dentro do visagismo, o corte ideal é aquele que harmoniza com as características de seu rosto. Assim, também são avaliados a textura, o fio, o molde para depois fazer a combinação mais próxima deste ideal. Confira algumas dicas para encontrar o corte de cabelo que mais combina com você.

 Características pessoais

 A avaliação do visagista perpassa o formato do rosto. Tudo porque, mesmo que um corte esteja em alta entre mulheres, é preciso ver o que aquele corte tem a ver com sua personalidade, de acordo com suas características pessoais referentes à harmonia e estética.

Para tanto, o visagista, antes de cortar seu cabelo, vai estudar uma série de fatores. Primeiramente, um estudo de personalidade descobrirá como sua harmonia e estética se encaixam. Assim, também será estudado seu temperamento, além de gestual, cor da pele, profissão, gostos pessoais e traços de seu rosto.

Tipos de personalidade

Após este passo, o visagista vai avaliar se você é colérico, melancólico, fleumático ou sanguíneo. O cabelo, neste caso, é complementar ao visual. Se a mensagem de um corte não estiver correta com o que você transmite da melhor forma aos outros, algo pode ficar equivocado em sua imagem.

A imagem que você vai mostrar, de acordo com o visagismo, pode, inclusive, afetar seus relacionamentos pessoais, uma vez que também trabalhará a melhoria de sua auto-estima. Desta forma, o conceito é válido para a coloração, além do corte.

Corte de cabelo ideal com o conceito visagista

 De acordo com Philip Halawell, disseminador do conceito no Brasil, em relação aos cabelos, os mais repicados ou desfiados demonstram uma personalidade mais introvertida. Entretanto, uma pessoa mais extrovertida deve cortar o cabelo com as linhas voltadas para fora.

As franjas demonstram mulheres mais convencionais e linhas verticais passam a impressão de pessoas mais estruturadas. As linhas cortadas de forma horizontal mostram estabilidade.

Formato do rosto

 De acordo com o visagismo o formato do rosto também conta na avaliação e descoberta do corte ideal para seus cabelos. Pessoas com o formato do rosto redondo, por exemplo, franjas mais longas e com pouco volume são recomendadas, justamente pelo formato mais curto e mais largo do rosto.

Além disso, os cabelos devem estar ao menos um pouco abaixo do queixo, para alongar e harmonizar com o formato do rosto. Mas se você tem o formato do rosto oval, pode usar e abusar do corte de cabelo, de acordo com o que preferir. O rosto oval combina praticamente com todos os cortes.

Quem tem o rosto quadrado, em geral, possui a testa e o queixo um pouco maiores. Assim, as franjas tipo topete, com cabelos entre médios e longos, podem cair muito bem.

Já quem tem o rosto em formato triangular, costuma ter a testa larga e o queixo mais pontudo. O corte de cabelo adequado deve ter um pouco de volume na área do queixo, mantendo também sua altura neste tamanho. Para a franja é legal deixá-la desfiada e bem leve.

Com o conceito do visagismo aplicado corretamente, de acordo com o estudo de sua personalidade e temperamento, você terá um cabelo incrível, além de mais segurança, auto-estima e confiança em mostrar o que você é para os outros. Confie em si!